ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura

Público nas exposições do Governo do Estado cresce 36% em 2013

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014


Artistas plásticos de diversas partes do mundo, com obras que contemplam diferentes estilos. Foi isso que o público do Paraná conferiu em 2013 nas 85 exposições realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. E as pessoas souberam aproveitar toda essa diversidade cultural. Apenas no ano passado, 431,5 mil visitantes passarem pelos espaços culturais mantidos pelo Estado e pelas exposições itinerantes que estiveram em cartaz em 21 cidades do Paraná. Isso representa um crescimento de 36% em relação a 2012.

Este número pode ser ainda maior, já que uma parte dos museus não tem bilheteria, pois a entrada é gratuita e a contagem dos visitantes se baseia na assinatura espontânea do livro de visita. São administrados pelo Estado os seguintes espaços museológicos: Casa Andrade Muricy, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu do Expedicionário, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense e Sala do Artista Popular.

As mostras também enriqueceram o conteúdo da rede escolar. Mais de 110 mil alunos de escolas de diferentes partes do Estado puderam ampliar conhecimentos e conhecer de perto o trabalho de renomados artistas. Os museus também realizaram cursos e oficinas que atraíram aproximadamente 20 mil pessoas no decorrer de 2012.

Entre as exposições que se destacaram em 2013 estão “A Magia de Escher” e “Múltiplo Leminski”, no Museu Oscar Niemeyer; “Cor, Cordis – Mostra do Acervo”, no Museu de Arte Contemporânea; “Kunstraum Deutschland – Espaço de Arte Alemanha”, na Casa Andrade Muricy; “Passado e presente: Caminhos de uma identidade”, no Museu Paranaense; “Nada se Perde Tudo se Transforma”, na Sala do Artista Popular; “Coisas de Alice” e “Íntimo”, no Museu Alfredo Andersen; e “A Imagem do Teatro”, organizada pelo Museu da Imagem e do Som no hall da Secretaria de Estado da Cultura, entre outras.

Atualmente é possível conferir nos museus do Governo do Estado diversas exposições, como “A Geodésia museológica”, “4º Salão Nacional de Cerâmica” e “Meu Bem” de Beatriz Milhazes. Confira a programação completa em www.cultura.pr.gov.br.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:00.